Quem nunca passou minutos e minutos esperando pelas moedinhas do troco? Embora a quantidade de unidades deste formato de dinheiro em circulação no Brasil tenha crescido. O problema persiste, e os comerciantes têm de se desdobrar para evitar o mal estar na hora de fornecer a diferença pelo dinheiro pago pelos clientes.
A dificuldade de se ter moedas no varejo permanece em meio ao costume de muitos brasileiros em manter um cofrinho dentro de casa, o que na prática mantém o dinheiro fora de circulação,
A prática de guardar esse tipo de dinheiro por longos períodos, porém, não é muito bem vista pelo mercado. "O comércio precisa de moedas diariamente. Se o consumidor resolve guardá-las por uma semana, isso já acaba nos prejudicando",defende um Comerciante local de Machadinho do Oeste Rondônia.
ajudem nossos Comércios locais...
Prática ilegal
Diante da falta de moedas no mercado, não é difícil se deparar com diversos comerciantes propondo aos consumidores o troco em forma de balas ou chicletes. É importante destacar, contudo, que a prática é considerada ilegal, conforme o Código de Defesa do Consumidor.