Gestão em Saúde NOTA DE ESCLARECIMENTO
Considerando a propagação de áudio por meio de aplicativo de mensagem (WhatsApp), onde é possível “escutar inferências” acerca dos procedimentos médicos cirúrgicos realizados no âmbito do Hospital Municipal de Machadinho D’Oeste.
Considerando o compartilhamento em massa da “falsa” informação.
Considerando a necessidade de esclarecimento quanto a demanda represada de cirurgias no Município. e
Considerando a obrigação de resposta dentro das balizas contratuais.
A MEDIALL BRASIL, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Machadinho D’Oeste - Rondônia para realizar o gerenciamento técnico-administrativo e operacional do Hospital Municipal, neste particular para execução de procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, no âmbito do Município, vem a público esclarecer que:
O foco do serviço prestado pela MEDIALL BRASIL encontra-se nos resultados práticos percebidos pela população em geral. É, portanto, objetivo da MEDIALL BRASIL resolver de forma efetiva as demandas, sobretudo, em se tratando da demanda represada de cirurgias no Município, qual sejam, aquelas que “esperam” na fila para sua realização.
Nesse sentido, não é correto afirmar que as cirurgias são realizadas indiscriminadamente ou que são executadas para cumprimento de “metas”. A demanda concreta de procedimentos cirúrgicos e atendimentos, é determinada e efetivada mediante protocolo estabelecido pela Central de Regulação (responsável pela avaliação e controle de vagas), sem qualquer ingerência ou intervenção da MEDIALL BRASIL.
O que ocorre, a bem da verdade é o monitoramento constante do nível de qualidade e quantidade dos procedimentos cirúrgicos, sendo este controle de qualidade imposto por força de contrato a MEDIALL BRASIL.
É este controle de resultados, que permite o cumprimento das cláusulas contratuais de produção quantitativas e qualitativas estabelecidas e impostas pela própria Administração Pública, no interesse da população não atendida até então, e que no caso concreto, esperam por cirurgias dentro das especialidades contratadas.
O não atingimento dos resultados quanto aos procedimentos cirúrgicos “gera desconto” contratual, portando, ao contrário da informação erroneamente disseminada, não se ganha mais por realizar número maior de cirurgias. Assim sendo, reitera-se, NÃO está previsto sob nenhuma hipótese, recursos financeiros “a mais” caso a empresa Contratada realize uma produção de cirurgias, exames e/ou consultas ambulatoriais acima do previsto em contrato.
Desta feita, quaisquer informações, declarações, notícias ou relatos diferentes do que aqui foi esclarecido, não correspondem a verdade dos fatos e não traduz as obrigações contratuais.
Por fim, aclaramos que o objetivo da empresa Mediall Brasil é cumprir com as premissas contratuais, ofertando um serviço de Saúde digno, ágil, eficiente, seguro e humanizado à população.
Mediall Brasil